quinta-feira, 27 de novembro de 2014
O contexto, as Competências e habilidades
O contexto,
as Competências e habilidades
As estruturas essenciais do processo educacional e
a organização escolar vinculam-se em torno da importância da concepção do
sujeito para resolver situações-problemas do cotidiano, que envolvem distintos
graus de complexidade. São nessas situações que o aluno passará a exercitar
habilidades e competências através dos conteúdos.
Para que isso aconteça é objetivo do ensino
propiciar oportunidades para que aconteçam mudanças que desencadeiem
desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Quando mobilizamos conhecimentos,
valores e atitudes, agindo de modo pertinente na resolução de situações
problemas, temos o que chamamos de competência. Quando tomamos decisão para a
resolução de problemas, muitas vezes lançamos mão da improvisação e da
criatividade associadas à experiência.
A escolarização é uma escolha da sociedade. A
escolarização deve também se fundamentar em um conhecimento abrangente e
atualizado das práticas sociais, pois a escola é reprodutora da sociedade.
Hoje em dia nós não devemos apenas aprender o
“Teorema de Pitágoras”, mas devemos, sobretudo além de aprender, mobilizar esse
conhecimento para resolver problemas de geometria. Atualmente a sabedoria de
quem ensina é enfocada na elaboração de programas com observação das práticas
sociais, identificando situações com as quais os seus alunos serão
confrontados. Devemos saber desenvolver estratégias para resolver conflitos,
saber cooperar, saber viver com normas, saber conviver a fim de interagir na
diversidade cultural.
Dentro de um processo de escolarização, há
necessidade além da construção e reconstrução dos saberes, que se pretenda ao
desenvolver competências e habilidades, dedicar tempo para colocá-las em
prática. Os educandos constroem saberes, passam nos vestibulares, mas não
conseguem mobilizar o conhecimento para aplicá-los em situações do dia a dia.
A competência para resolver uma situação problema
envolve várias habilidades ao procurar e conferir informações. Ao tomarmos a
decisão para a resolução do problema, agimos com improvisação alicerçada na experiência.
A diferença entre competência e habilidade é determinada pelo contexto, de
acordo com Guiomar Namo de Mello.
O conceito de competência está intimamente
relacionado à idéia de laboralidade e aumenta a responsabilidade das instituições
de ensino na organização dos currículos e das metodologias que propiciam a
ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar
decisões. A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer
relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades
são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos. Ao educar para
competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com
conteúdos pertinentes à realidade do aluno.
“Competência em educação é a faculdade de mobilizar
um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações -
para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”.
Referências: Philippe Perrenoud
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
O contexto,
as Competências e habilidades
As estruturas essenciais do processo educacional e a organização escolar vinculam-se em torno da importância da concepção do sujeito para resolver situações-problemas do cotidiano, que envolvem distintos graus de complexidade. São nessas situações que o aluno passará a exercitar habilidades e competências através dos conteúdos.
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